quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Plano Colômbia


A última da América Chavista é condenar a ampliação das tropas americanas na Colômbia. Rafael Correa, Evo Morales e Lula entraram na onda de Hugo Chávez e criticaram veementemente os Estados Unidos e a Colômbia.

Na verdade, o acordo consiste na ampliação do efetivo americano de 1.400 pessoas na Colômbia, sendo a maior parte composta por militares. Ou seja, é uma mera renovação de acordo.

O engraçado nessa estória toda são os temores dos referidos presidentes sulamericanos de uma maior ingerência americana na região. Me pergunto que tipo de influência uma base militar estadunidense na Colômbia, visando combater o narcotráfico, poderia exercer. Já li até alguns comentários mais exaltados falando em preparação para uma invasão aos países amazônicos. Já começam a fazer uma associação absurda: a Colômbia é o maior produtor de cocaína e os EUA o maior consumidor. Logo esse acordo seria para garantir o comércio da droga. Uma piada...

É bom que se reafirme que isso não passa de um acordo bilateral entre dois Estados e que só diz respeito a eles mesmos. Fala-se muito em soberania nesse continente, mas líderes como Chávez, Correia e Morales não respeitam a soberania dos demais nem os acordos e contratos firmados por seus antecessores, visto suas políticas de estatização com relação ao gás e ao petróleo, causando prejuízos econômicos e estratégicos aos outros países.

Mais importante que o tema da soberania é o combate às FARC. Venezuela e Equador nada fazem para combatê-la em seus próprios territórios. Há, ainda, provas de que os venezuelanos facilitam a obtenção de armas por parte dos guerrilheiros, todas negadas por Caracas. O terrorismo, ainda que o próprio Brasil não considere as Farc um grupo terrorista, deve ser combatido.

Nenhum comentário: